Informativos

 
  • Ipam inaugura sede própria em Cantagalo

    397 visitas | RSS
    Ipam inaugura sede própria em Cantagalo

    Com investimento de R$ 330 mil na aquisição do imóvel, o Ipam (Instituto de Pensão e Aposentadoria Municipal de Cantagalo) inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, a sua nova sede, agora própria, depois de funcionar por vários anos no segundo piso do Banco do Brasil. A nova sede está localizada na Rua Vereador Farmacêutico Fernando Purger, 364, no Centro da cidade.

    Durante a solenidade, que contou com participação de vários convidados, em especial de boa parte dos 354 aposentados e 135 pensionistas do instituto, a diretora-presidente da entidade, Darcília de Fátima Guedes Cabral, a Fatinha, como é mais conhecida, destacou não só a importância da conquista, mas agradeceu todo apoio que vem recebendo do prefeito Saulo Gouvea (PT), que tem dado suporte para que o Ipam possa garantir as aposentadorias e pensões dos seus segurados. A título de complementação da folha de pagamentos do instituto, são repassados, a cada mês, cerca de R$ 300 mil por parte da Prefeitura.

    Fatinha também se voltou a agradecer à sua equipe de trabalho e aos conselhos de Administração e Fiscal do Ipam. “Não tenho palavras para expressar toda a alegria que minha equipe e eu estamos sentindo hoje, pois esta é uma conquista muito grande para todos nós, especialmente para os servidores inativos, que estão diretamente ligados ao instituto, e aos ativos, que contribuem para serem segurados no futuro”, destacou. Ela também agradeceu a importante parceria da Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj), cujo presidente, Evandro Antônio da Silva, também estava presente.

    Finalizando, a diretora-presidente destacou o equilíbrio das contas do Ipam, o que assegura à entidade o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), documento que mostra que todos os compromissos do instituto estão sendo cumpridos conforme a legislação exige. Sem o CRP, a Prefeitura ficaria impedida de receber as transferências voluntárias da União e também não conseguiria celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, o que comprometeria uma série de obras e ações que são pautadas nesse tipo de recurso. O atual CRP recebido pelo Ipam tem validade até 15 de março de 2014.

    O prefeito Saulo Gouvea também destacou a importância da regularidade da administração do Ipam, falou sobre os repasses mensais e chamou a atenção para o trabalho de readequação que vem sendo feito no instituto, o que vai garantir aposentadorias e pensões futuras e diminuirá, gradativamente, os repasses da Prefeitura a título de complementação. “Outra coisa que fizemos foi alterar a lei que concedeu o tíquete-alimentação aos servidores municipais, mas que excluía do benefício os servidores que se afastassem do trabalho por mais de 15 dias por problemas de saúde. Para mim, isso era uma injustiça, pois o servidor perdia o tíquete justo na hora em que mais precisava, na hora de tratar da sua saúde. Com a mudança que realizamos, contando com aprovação da Câmara Municipal, todos passaram a ter a garantia do tíquete-refeição, mesmo afastados do trabalho”, disse o prefeito, que também participou do descerramento da fita inaugural.

    Além do prefeito e da diretora-presidente do Ipam, compuseram o palco no momento da cerimônia a presidente da Câmara Municipal, Renata Huguenin (PSC); o presidente da Aepremerj, Evandro Antônio da Silva; o secretário municipal de Administração, Ângelo Machado; e a primeira-dama do município, Lenora Bittencourt Papelbaum. Renata Huguenin e Evandro Antônio da Silva também discursaram e enalteceram o trabalho do Ipam e a conquista da sede própria.

    Na abertura, um grupo de crianças e adolescentes do programa ProJovem do bairro Novo Horizonte, mantido através de parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, e o Governo Federal, se apresentou em dois momentos: executando a Marcha de Cantagalo e um repertório com canções populares.

    No pátio da nova sede, foi servido um café recheado de guloseimas e frutas. Segundo Fatinha, o café é servido todos os meses no dia do pagamento dos segurados do Ipam. “Hoje, além da inauguração, é, também, dia do pagamento da Prefeitura e do Ipam”, acrescentou. A cerimônia foi encerrada com sorteio de vários brindes ofertados pelo comércio local e colaboradores.

    Além dos secretários municipais, outras personalidades estiveram presentes, como os vereadores Homerinho da Saúde (PSB), Rafael Carvalhaes (PSL), Ciro Fernandes (PR), Jorge Quíndeler (PP), Tião Carne Seca (PSB) e Zé da Uta (PSL); os presidentes dos institutos de previdência de Cordeiro, Rodrigo Hermsdorff, e de Conceição de Macabu, Aderaldo Rangel; o presidente do Sindicato dos Servidores de Cantagalo (Sinsecan), Edualdo Barros Ortega; os gerentes das agências do Banco do Brasil em Cantagalo, Denner Sant’Ana, e de Nova Friburgo, Rubens Kiffer Moreira Filho, entre outros.

    [singlepic id=12 w=320 h=240 float=center]

    [singlepic id=13 w=320 h=240 float=center]

    [singlepic id=14 w=320 h=240 float=center]

    [singlepic id=15 w=320 h=240 float=center]

    [singlepic id=16 w=320 h=240 float=center]

    [singlepic id=17 w=320 h=240 float=center]

    [singlepic id=18 w=320 h=240 float=center]

    [singlepic id=19 w=320 h=240 float=center]

Outros Informativos

  • Servidores da Prefeitura e do Ipam participam de capacitação sobre aposentadoria especial

    Servidores da Prefeitura e do Ipam participam de capacitação sobre aposentadoria especial

    No último dias 21 de agosto de 2017 foi realizado em Campos dos Goitacazes-RJ, curso sobre Procedimentos Administrativos para Concessão de Aposentadoria Especial, ministrado pelo Corpo docente do IBEPE , através do Professor Diego Lafaiete ...

    Leia Mais
  • Por entendimento legal do Ipam, Poder Judiciário e TCE-RJ, inativos deixam de receber 14º salário

    Por entendimento legal do Ipam, Poder Judiciário e TCE-RJ, inativos deixam de receber 14º salário

    Desde maio de 2009, os servidores da Prefeitura de Cantagalo, através da Lei Municipal nº 900/2009, foram contemplados com o abono pecuniário rapidamente chamado de 14º salário, por premiar o servidor com um piso salarial ...

    Leia Mais